sobre Carol Pedalino





Cresci no sul de Minas Gerais aprendendo música com minha família e estudando balé clássico, jazz e can-can com Athené Tamisier. Em 1999, aos 17 anos, fui para o Rio de Janeiro. Em 2003 me graduava em licenciatura plena em dança pela UniverCidade  (orientação: Roberto Pereira). Ainda na faculdade fui convidada para dançar na Esther Weiztman cia de dança onde participei dos espetáculos: Terras, Presenças no Tempo (este também como cantora) e Sonoridades. Entre 2004/2007 fui bailarina da Marcia Rubin cia de dança com o espetáculo Tempo de Valsa, moderado com elegância. Em paralelo atuei nas peças Música pra Dois e Compartimento Etéreo, que criei em parceria com o coreógrafo Márcio Cunha. No mesmo período dirigi uma escola de dança para criança e adolescentes onde dei aulas e montei espetáculos anuais . Em 2006 concluí uma pós-graduação em coreografia e pesquisa pela UniverCidade (orientaçãoTeresa Rocha).

Em 2007 fui para França onde me tornei Mestre em dança pela Universidade Paris VIII  (orientação: Isabelle Launay). Durante o mestrado, em Paris, participei como cantora de projetos de música brasileira e dei aulas de dança contemporânea. Em Lyon fui selecionada para a formação profissional - De L'interprete à l'auteur - 2009/2010, do centro coreográfico nacional  Maguy Marin. No CCN estudei dança, teatro, música, cena, estética, produção e outras dezenas de disciplinas ligadas ao corpo e a arte. A formação também me conferiu mais um diploma de licenciatura estando ligada ao curso de antropologia da universidade de Lyon. Em 2010/2011 colaborei na Bélgica com a artista Diane Broman no projeto Eat Grass do laboratório interdisciplinar Speakswithadod. No final do ano, nosso coletivo participou de uma residência no Ramdam, centro de artes da artista Maguy Marin, em Lyon, estando em cartaz durante 1 mês no espaço. 

De volta ao Brasil, em 2011, criei o Laboratório O intérprete-autor desenvolvendo ateliers, workshops, vídeos de dança, música e performance. O laboratório foi elaborado dentro de sessões fechadas para bailarinos e atores profissionais; para o Núcleo 2 - programa de formação da Lia Rodrigues Cia de Dança, na Maré; para a Esther Weiztman Cia de dança dentro do projeto Jogo de Damas; em wokshops e aulas na Faculdade da Cidade e Faculdade Angel Vianna

Em 2012/2014 trabalhei como assistente de direção de Marcia Rubin nas coreografias das peças do Tablado, (Maroquinhas Frufru -José Lavigne e A Viagem de Clarinha - Cacá Mourté; O Desaparecimento do Elefante (Monique Gardemberg), Essa Criança (Marcio Abreu). Coreografei especial para o Fantástico na Rede Globo, para o programa A grande família, e para publicidade na tv sob direção de João Jardim. Fiz preparação de elenco do curta-metragem C’est la vie, de Silvia Spolidoro; Participei de residência artística com Vera Mantero no Atelier da Dudude em Belo Horizonte e fiz parte do no elenco do infantil de dançaTudo que não invento é falso, de Paula Maracajá. 

Em 2014 fundei o Espaço Lua Branca de cursos e residências artísticas no sul de Minas Gerais onde minha familia havia fundado uma ecovila. Comecei minha colaboração com a bailarina Dasha Lavrennikov e cos músicos Leo Fernando e Leandro Floresta. Iniciei meu trabalho como produtora, realizando cursos, eventos, performances e shows. O Dança in natura e o Entre Serras, em colaboração com a artista Aline Bernardi e Dasha, são os principais projetos do Espaço, que também desenvolve cursos de alimentação viva, agrofloresta, dragon dreaming e outras práticas sustentáveis e artísticas


Comentários

Postagens mais visitadas