"ESTAR PRESENTE"



video-dança realizado com as alunas em formação da escola La Danse no Rio de Janeiro

Nas escolas de dança é muito comum que o mesmo professor se encarregue de anos de formação de um mesmo aluno. Os professores ou "maîtres" na tradição do balé, acompanham alunos por dez ou mais anos da sua infância e adolescência, criando-se laços profundos de amizade, respeito, admiração e uma enorme influencia na formação da personalidade do aluno.

Os encontros no decorrer de uma vida são forças motrizes que alimentam e impulsionam nossas ações, inspirando-nos a criar, pensar, agir. Questões de ética, comportamento e exemplo a ser seguido são fatores consideráveis na relação aluno-professor. O estudio de dança é um lugar de encontro onde se compartilham códigos específicos de linguagem verbal e corporal. Em contextos profissionais ou amadores, tais códigos são usados para contaminação de informação e ideias.

Encontros duradouros são determinantes na vida. A responsabilidade dos educadores da dança no aprendizado inicial duradouro está fundamentalmente no incentivo, na qualificação técnica, na confiança adquirida e dentro da contribuição pilar para a construção de valores éticos de cada aluno.

No estudio, a dança e seus códigos próprios criam uma linguagem compartilhada entre os alunos, mas a produção de conhecimento não se restringe a área do movimento. Através do método ou também na falta dele, são trabalhados aspectos psicofísicos muitas vezes negligenciados em escolas tradicionais.

O ambiente de estudo e as relações estabelecidas ao longo do processo de aprendizado, influenciam nas escolhas estéticas de seus alunos. As referências de técnicas e métodos, a construção da relação com o outro e o espaço; a liberdade de criação e autonomia são lugares onde os professores atuam.

Toda aula de dança é um evento espaço-temporal. O potencial dos encontros depende tanto da contaminação de ideias e informações entre os indivíduos, quanto da aproximação do objeto que os une.

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